Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
pt-br:usermanual [2020/06/09 10:22]
gustavo
pt-br:usermanual [2023/07/24 17:36] (atual)
Linha 1: Linha 1:
-====== Plagius - Manual do Usuário ======+====== Plagius - Manual do Usuário  ======
  
  
Linha 43: Linha 43:
  
 Na barra superior é possível salvar o resultado, abrir no navegador, imprimir, ignorar trechos da análise e aplicar filtros. Na barra superior é possível salvar o resultado, abrir no navegador, imprimir, ignorar trechos da análise e aplicar filtros.
 +
 +{{:pt-br:gif_plagius.gif?nolink|}}
  
 No resultado também há outras ferramentas que permitem a comparação direta com o conteúdo das referências encontradas. No resultado também há outras ferramentas que permitem a comparação direta com o conteúdo das referências encontradas.
Linha 91: Linha 93:
  
   * A validação dos resultados faz com que o Plagius abra cada endereço encontrado a fim de validar se a o trecho de texto realmente existe naquele local, recomendamos deixar a opção desmarcada (o que ativa o recurso).   * A validação dos resultados faz com que o Plagius abra cada endereço encontrado a fim de validar se a o trecho de texto realmente existe naquele local, recomendamos deixar a opção desmarcada (o que ativa o recurso).
 +<html>
 +<div style="padding-left: 40px;">
 +  O Plagius funciona como um robô: ele quebra o texto da análise em frases, e envia estas frases para diversos motores de busca (Bing, Google e outros 30+) de forma automatizada e quando algum destes sites de busca retorna um resultado, o percentual de suspeitas é atualizado.
 +  </div>
 +  <div style="padding-left: 40px;">
 +  Além disso, o Plagius também abre cada endereço retornado nestas buscas para uma comparação direta com o texto de cada site apontado. Isso aumenta a abrangência da análise e diminui a incidência de falsos positivos, já que o Plagius foi capaz de verificar automaticamente as URLs obtidas nas buscas.
 +Essa segunda comparação é automática, mas pode ser desativada através desta configuração: "Desativar comparação direta com URLs".
 +</div>
 +</html>
 +
 +
  
   * A configuração "Número de palavras consecutivas iguais para considerar plágio", refere-se especificamente a validação dos resultados: quando o Plagius encontra um site ele faz o download e abre o texto; depois o Plagius compara o texto em análise com o texto encontrado. Esse parâmetro serve para configurar quantas palavras consecutivas precisam ser iguais em ambos os textos, para que o trecho seja destacado e contabilizado no resultado.   * A configuração "Número de palavras consecutivas iguais para considerar plágio", refere-se especificamente a validação dos resultados: quando o Plagius encontra um site ele faz o download e abre o texto; depois o Plagius compara o texto em análise com o texto encontrado. Esse parâmetro serve para configurar quantas palavras consecutivas precisam ser iguais em ambos os textos, para que o trecho seja destacado e contabilizado no resultado.
Linha 117: Linha 130:
  
  
-==== Professional ==== 
- 
-Neste item, somente configurações pertinentes a versão Professional são exibidas. 
- 
-Aqui pode ser ativada a comparação com arquivos locais. 
  
  
Linha 133: Linha 141:
 Se o seu documento está apresentando muitos falsos positivos, você pode aumentar o tamanho das expressões que são pesquisadas na Internet. Se o seu documento está apresentando muitos falsos positivos, você pode aumentar o tamanho das expressões que são pesquisadas na Internet.
  
-A configuração **"Número de palavras para pesquisar uma expressão"** permite definir o mínimo e o máximo de palavras que as frases extraídas pelo Plagius terá. [[pt-br:interpretinganalysis#variacao_entre_analises_diferentes_para_o_mesmo_documento|Neste post]], esse mecanismo é explicado com mais detalhes:+A configuração **"Número de palavras para pesquisar uma expressão"** permite definir o mínimo e o máximo de palavras que as frases extraídas pelo Plagius terá. [[pt-br:interpretinganalysis#variacao_entre_analises_diferentes_para_o_mesmo_documento|Neste post]], esse mecanismo é explicado com mais detalhes
 + 
 +=== Formatos de arquivos === 
 + 
 +Nesta sessão é possível configurar formas alternativas de extrair o texto dos arquivos que você deseja analisar. 
 +Por exemploArquivos Word (.docx) podem ser abertos internamente pelo Plagius, ou utilizando um programa externo chamado Abiword ou utilizando um recurso do Windows (IFilter) para usuários que possuem o Office instalado. 
 + 
 +Há várias formas de abrir o mesmo tipo de arquivo pois em todos mecanismos há vantagens e desvantagens, por exemplo: O Abiword é um pouco mais lento e as vezes pode apresentar erros; o mecanismo interno do Plagius pode não conseguir extrair texto de todos os locais do documento, como o texto dentro de um desenho; e o IFilter não está disponível em todos os computadores.
  
 +O Plagius decide isso tudo automaticamente, mas em caso de problemas pode ser necessário realizar alguma configuração, geralmente o suporte do Plagius irá lhe sugerir estas modificações.
  
  
-===Concorrência===+=== Concorrência ===
 Neste item são configuradas opções de concorrência, isto é, um número de pesquisas que o programa irá fazer ao mesmo tempo. Quanto maior, mais rápida tende a ser a análise, porém, com uma maior quantidade de erros. Enquanto um número menor de pesquisas concorrentes leva mais tempo, porém com menos erros. Recomenda-se manter o valor padrão. Neste item são configuradas opções de concorrência, isto é, um número de pesquisas que o programa irá fazer ao mesmo tempo. Quanto maior, mais rápida tende a ser a análise, porém, com uma maior quantidade de erros. Enquanto um número menor de pesquisas concorrentes leva mais tempo, porém com menos erros. Recomenda-se manter o valor padrão.
  
  • pt-br/usermanual.1591708979.txt.gz
  • Última modificação: 2020/06/09 07:23
  • (edição externa)